A exposição fotográfica “ Somos diferentes, como toda a gente” cofinanciada pelo Instituto Nacional de Reabilitação para a Reabilitação (INR,I.P.) tem os seguintes objetivos:

 

- Comemorar o dia internacional da Pessoa com Deficiência

- Sensibilização do público em geral e a comunidade escolar para os direitos da pessoa com deficiência e incapacidade;

- Aproximação dos contextos educacionais e formativos para a consciencialização da igualdade de oportunidades ao nível educacional, formativo e laboral, utilizando o carácter universal da linguagem cultural;

- Desenvolvimento de competências ao nível do saber-fazer (partilha de competências adquiridas no contexto formativo), saber-estar (socialização, desenvolvimento de competências relacionais), saber-ser (interiorização de direitos e valores e transferência para o contexto de vida);

 

Nascido no ano letivo 2011-2012 com o objetivo de sensibilizar e transmitir valores aos alunos do Curso de Educação e Formação (CEF) de Fotografia da Escola Básica e Secundária Domingos Capela, em Espinho e de promover atividades socioculturais e reintegradoras com os alunos da Cerciespinho, o projeto “Somos diferentes como toda a gente” foi ampliado e saiu da escola para a comunidade!

 

As imagens aqui expostas, captadas pelos alunos do Curso de Fotografia, podem ser divididas em dois grupos. Foi dado maior destaque a sete imagens, tantas como os ofícios que se desenvolvem na Cerciespinho. A cada uma destas imagens corresponde um número variável de pequenas fotografias que nos contam uma pequena história, de partilha, de conhecimento, de compreensão, de carinho, de amor e de muito mais, resultante de cada um desses sete momentos.

 

A exposição fotográfica representa a verdadeira inclusão proposta na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, patente na relação estabelecida entre os jovens da Escola Domingos Capela e da Cerciespinho. Representa, ainda, a dedicação dos professores Isabel Bessa, professora de Cidadania e Mundo Atual e Duarte Regalado, professor da disciplina de Fotografia Digital e de Estúdio que com persistência e voluntariamente o continuam a apadrinhar o trabalho realizado no ano letivo anterior.

 

Este projeto nasce com a necessidade de divulgar, sensibilizar e de mudar a visão da capacidade de trabalho das pessoas inabilitadas.

A integração total, quer seja no trabalho e especialmente na sociedade passa pela partilha de experiências, envolver a diferença dos dois mundos, prende-se com o ultrapassar dessa mesma diferença.

Para a realização deste passo criou-se esta exposição com o objetivo de transportar a realidade de que não são tão diferentes como qualquer pessoa. Olhar para a exposição em si e ao olhar para as fotografias mostra atividades de diferentes áreas que são o retrato da existência das capacidades das diferentes populações mostrando o sentimento de igualdade.

Roteiro

Período: dia 6 de Maio até 26 de Junho

Escolas

Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida

Costura

AVD

Escola Dr. Manuel Laranjeira

Serralharia

Tapeçaria

Escola Domingos Capela

TIC

Jardinagem

 

Biblioteca Municipal de Espinho

A Biblioteca Municipal de Espinho acolherá um expositor enquanto os restantes estarão nas escolas.

Biblioteca Municipal de Espinho

Carpintaria

 

 

 

Montagem da Exposição

A exposição é constituída por 7 conjuntos de 1 fotografia grande e 24 pequenas, associadas a uma das áreas de formação profissional e de atividades ocupacionais. Assim, na área da formação profissional para pessoas com deficiência temos um conjunto relativo à carpintaria, um da serralharia, um da costura, um da tapeçaria e um da jardinagem. Relativamente ao Centro de atividades ocupacionais temos um conjunto da área TIC e um do AVD (atividades de vida diária). Cada um destes grupos engloba uma imagem principal, impressa em formato 1 x 1,5 m e um conjunto de pequenas imagens impressas em formato 20 x 20 cm que, em conjunto, criam uma forma de dimensões próximas da imagem principal.

Esta exposição não apresenta, porém, caraterísticas rígidas de apresentação, podendo ser facilmente alterada ou adaptada ao espaço onde será exposta. 

premios
 facebook  youtube
Cerciespinho
Cavi - Horizontes
Centro Comunitário